Escolha uma Página

O inbound marketing é considerada como a nova estratégia de marketing, substituindo a publicidade tradicional e focada na produção de conteúdo.

Por isso, conhecer as etapas do inbound marketing no seu negócio para entender porque você deve colocar essa estratégia em prática.

Pegue o seu bloco de notas para não perder nenhuma das etapas e dicas que vem a seguir.

Vamos lá?

O inbound marketing tem uma relação mais diretiva e personalizada com o público, conquistando a audiência e aumentando o consumo através das seguintes etapas:

– Atrair

A primeira etapa do inbound marketing se refere a um dos pilares dessa nova estratégia de propaganda, focada em mostrar para o público que você é uma referência no assunto.

Para atrair a atenção do público, é preciso que você disponibilize conteúdos de qualidade, que sejam relevantes ou importantes para o seu público alvo.

Dessa maneira, você apresenta uma solução para um problema, se tornando uma autoridade para os leads.

Geralmente, todo o processo de atração funciona através dos conteúdos que você divulga e demais informações que compartilha.

– Converter

A segunda etapa do inbound marketing se refere a conversão de usuários em clientes ou leads.

Essa conversão é o foco de grande parte das estratégias de marketing digital, já que é partir daqui que o seu negócio consegue alcançar um determinado objetivo.

Frequentemente, nessa segunda etapa, a conversão acontece para que os usuários passem a confiar naquilo que você oferece.

A etapa de converter é extremamente importante porque aumenta as chances de você colher informações importantes sobre o público, ampliando as chances de atuação.

Vale ressaltar que essa conversão só será eficaz e garantida a longo prazo se você continuar colocando em prática as estratégias de atração de usuários.

– Relacionar

O inbound marketing tem como objetivo não apenas atrair, mas conseguir reter e recolher informações sobre o público.

Como resultado, o relacionamento é uma das etapas que podem garantir o sucesso do seu negócio.

Assim, o relacionamento deve ser baseado na confiança e na quantidade de informações que você pode fornecer, seja nos comentários ou em atendimento ou mensagens individuais.

Dessa maneira, você deve nutrir esse relacionamento regularmente utilizando todas as mídias disponíveis, como e-mail marketing e redes sociais.

– Vender

Vender pode ser considerada como uma das etapas finais e mais esperadas de qualquer negócio, já que é a etapa que traz o lucro que você tanto espera.

A venda só acontece se as outras três etapas do inbound marketing tiverem êxito, já que você precisa atrair, converter e se relacionar com esse público.

Essa venda pode acontecer em diferentes intervalos de tempo, mas é possível criar um funil de vendas para entender o comportamento desse público.

– Analisar

A análise, etapa final do inbound marketing, é o que garante que todas as etapas anteriores sejam realmente compreendidas e utilizadas para que você alavanque o seu negócio.

Afinal, a análise é o que permite que você tenha diversas informações relevantes ou um feedback do público.

Essa análise não se refere apenas aos números referente a conversão de leads em clientes, mas também ao abandono de carrinho de compras, avaliações negativas, entre outras.

Frequentemente, a dica para fazer essa análise é separar um dia do mês ou semana, dependendo das suas vendas.

Assim, você mantém os dados sempre atualizados e sabe exatamente quais são as campanhas que estão funcionando ou quais os investimentos que não estão gerando resultados.

Vale dizer que também é importante que você avalie as informações relevantes para o seu público, ou seja, aquilo que ele mais consome, comenta ou solicita.

Todas as etapas do inbound marketing funcionam através de um esquema de funil de vendas, que é essencial para a sua empresa, ao mesmo tempo que cada parte deve ser realizada e feita com cuidado. 

Quer saber como construir cada Etapa dentro de um Funil de Vendas? Nós podemos te ajudar.

Pronto para começar agora mesmo a construir cada etapa do seu funil de vendas seguindo as etapas do inbound marketing.

Assim, você pode começar a montar o seu funil, aumentar a conversão de vendas em pouco tempo e ter lucros cada vez maiores e melhores.

Não perca mais nenhum segundo e invista no futuro do seu negócio.